Educação Visual

Na disciplina de Educação Visual existe fundamentalmente a finalidade de desenvolver a percepção, a sensibilidade estética, a criatividade, a capacidade de expressão, a capacidade de utilizar meios de expressão visual, o sentido crítico, a capacidade de comunicação, o sentido social e a capacidade de intervenção. As competências são transversais, e como tal é possível trabalhar em diferentes áreas e explorar novas técnicas.


EDUCAÇÃO VISUAL 3ºCICLO

Agrupamento de Escolas de Aver o Mar

Ano letivo de 2016/2017 - Disciplina de Educação Visual 3º ciclo


Educação Visual 3º ciclo é uma disciplina em que podes dar largas à tua imaginação, pois ela está ligada a todas as outras (disciplinas) que te são lecionadas.Tem como objetivo principal, através da educação da visão, o sensibilizar e permitir o contacto com e para o mundo das artes visto que, desenvolve a criatividade e a expressão artística dos alunos, não só neste campo.É a continuação lógica da Educação Visual e Tecnológica.Existem também várias Áreas de Exploração, para poderes desenvolver a tua criatividade e dar expressão às tuas ideias; são elas:- Animação - Construção ;- Desenho - Pintura – Impressão;- Fotografia só para referir algumas.


Envio de trabalhos 

O contacto de correio eletrónico em baixo disponibilizado serve exclusivamente para os alunos, no caso da impossibilidade de imprimi trabalhos em casa, enviam para a professora.
Correio eletrónico (email): visual.educ@gmail.com

Publicação de trabalhos

No blog da disciplina de Educação Visual existe fundamentalmente a finalidade de divulgar - pesquisar - participar - partilhar – informar.



Relação de Material a adquirir pelos alunos

Livro “Ver, Desenhar e Criar” (Raiz editora) – Facultativo

Capa de elásticos A3
Bloco de folhas A3 – Cavalinho
Lápis B n.º1 e 3; HB nº2, H n.º3
Lapiseira de minas (0,5)
Borracha macia (branca)
Régua de 40 ou 50cm (uma ou outra)
Esquadro de 60º ou 45º (um ou outro)
Tesoura (grande/média)
Cola (tipo UHU)
Compasso (de aço, simples e... sem folgas - ROTRING)
Caixa de lápis de cor
Caixa de marcadores
Caneta preta de ponta fina

Se tiveres algum deste material em casa mesmo que usado, não é preciso comprar novo.
Assim, antes de tomar a decisão de comprar fala com a tua professora.
É obrigatório  trazer sempre a "Caderneta do Aluno".



1º PERÍODO


UNIDADE DE TRABALHO 00 TESTE DIAGNÓSTICO

7º ano /turmas A, B, D, E, F 

8º ano /turmas A, B, C, D, E


Avaliação diagnóstica, é efectuada no início do ano letivo, recorrendo ao protocolo de avaliação incial com o fundamental objetivo de planificar atividades de acordo com as dificuldades dos alunos diagnosticadas.


"Põe tudo o que és na mais pequena coisa que faças"


Fernando Pessoa







UNIDADE DE TRABALHO 01 TRANGRAM

7º ano /turmas A, B, D, E, F


A história do Tangram

O nome Tangram significa “as sete tábuas da sabedoria”. Segundo a lenda, um jovem chinês estava partindo para uma longa viagem e, ao se despedir de seu mestre, esse lhe entregou um espelho quadrado para que este registasse tudo o que visse durante sua jornada.
O jogo Tangram é de origem chinesa e também muito antigo. É um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).Com as peças podes formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. 

Curiosidade: Tangram - Peces  é um jogo educativo totalmente grátis, podes instalar diretamente da seguinte página http://www.baixaki.com.br/download/peces.htm.




UNIDADE DE TRABALHO 02 COMPOSIÇÃO GEOMÉTRICA 

7º ano /turmas A, B, D, E, F



Composição geométrica, com a aplicação das circunferências concêntricas, excêntrica, tangentes e secantes.








UNIDADE DE TRABALHO 01 DESENHO EXPRESSIVO

8º ano /turmas A, B, C, D, E


Realização de uma composição para melhor compreender as qualidades expressivas do desenho. Observando a forma natural da mão e desenhando os seus contornos. 







UNIDADE DE TRABALHO 02 DESENHO DE OBSERVAÇÃO

8º ano /turmas A, B, C, D, E



A variação de tons de uma superfície é representada através dos valores de claro-escuro e da caracterização da textura. Esta representa-se através de traços ou manchas com valor de claro-escuro.
Observa e experimenta modelo: Origami em forma de cisne (http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-cisne/).






UNIDADE DE TRABALHO 03 PERSPECTIVA CÓNICA 

8º ano /turmas A, B, C, D, E


( Em atualização)



UNIDADE DE TRABALHO COMUM 01

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA NATAL GEOMÉTRICO

7º ano /turmas A, B, D, E, F 

8º ano /turmas A, B, C, D, E




Projecto elaborado com a colaboração de  todas as turmas de Educação Visual e Tecnológica de 2º e 3º ciclo.






                                                         

                                                                                                                                                                                            2º PERÍODO

UNIDADE DE TRABALHO COMUM 02

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA DIA MUNDIAL DA PAZ

7º ano /turmas A, B, D, E, F 

8º ano /turmas A, B, C, D, E


Projecto elaborado com a colaboração de  todas as turmas de Educação Visual e Tecnológica de 2º e 3º ciclo.






UNIDADE DE TRABALHO 03 PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS

7º ano /turmas A, B, D, E, F